FAQ

COMO FAÇO PARA:

Enviar meu currículo?

Acesse em nossa Home o link Trabalhe Conosco.

Entrar em contato com a área comercial pois ainda não tenho contrato com o terminal?

Comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br ou através do telefone (13) 3213-0010.

Falar com a área operacional?

Verifique primeiramente se o seu questionamento está respondido em uma das questões a seguir, neste documento. Caso não esteja, comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br ou através do telefone (13) 3213-0010.

Fazer uma reclamação, enviar uma sugestão ou elogio?

Estamos à sua disposição, através de nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br ou via formulário disponível no campo Fale Conosco.

Entrar no terminal para acompanhar carregamento ou outro serviço a pedido do cliente?

As solicitações de autorização de entrada no terminal devem ser encaminhadas exclusivamente para os endereços listados a seguir, onde são analisadas por nossas equipes Operacionais e de Segurança do Trabalho/Patrimonial. Dessa forma, garantimos agilidade no procedimento, bem como o cumprimento das normas de segurança.

  • Para acesso ao Pátio 1 – Ecoporto Santos: envie mensagem para acessop1.op@ecoportosantos.com.br
  • Para acesso ao Pátio 2 – Ecoporto Santos: envie mensagem para acessop2.op@ecoportosantos.com.br
  • Para acesso ao Pátio 3 – Ecoporto Santos: envie mensagem para acessop3.op@ecoportosantos.com.br

Seu e-mail deve conter obrigatoriamente os seguintes dados:

  • motivo do pedido de entrada;
  • razão social da empresa solicitante;
  • nome completo da pessoa que entrará no terminal;
  • número do RG;
  • número do CPF;
  • data para entrada;
  • horário previsto.

O campo Assunto do e-mail deve ser preenchido como: Autorização de entrada.

Obs: Solicitamos a sua colaboração de utilizar exclusivamente os e-mails informados acima, ou seja, não envie cópia ou e-mail de solicitação de autorização de entrada no terminal para acompanhar carregamento para a área de Atendimento ou qualquer outro endereço.

Lembramos ainda que a utilização correta de EPIs é obrigatória: sapato fechado de couro sem salto, camisa refletiva ou colete “x” de segurança, capacete e demais itens de uso obrigatório em respeito à legislação vigente.

Acessar a Área do Cliente no site?

Se já está cadastrado, utilize seu CPF + senha para efetuar o login. Se ainda não possui cadastro, acesse o link Faça seu cadastro.

Enviar cargas de importação para o terminal?

Após o fechamento contratual com a nossa área de Vendas, e o cumprimento dos procedimentos informados por ela, envie cópia do BL, citando o nome do Navio e o terminal de destino, para captacao.op@ecoportosantos.com.br.

Solicitar a 2ª via da Nota Fiscal?

Essa solicitação deve ser feita pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br. Em razão dos controles tributários necessários, será analisada por nossa área Financeira e Fiscal a viabilidade do atendimento ao solicitado.

Consultar presença de carga de importação?

Em nossa home page acesse o campo Presença de Carga ou os campos Área do Cliente – Consultas.

Algumas presenças de cargas não estão sendo geradas automaticamente, pois não estamos recebendo as informações de alguns CEs Mercantes replicados da DT-E, principalmente dos processos de B’s/l sem desconsolidação, ou seja, B’s/l diretos dos importadores.

Por isso, caso não constem as informações de presença de carga em seu processo, por favor entre em contato, exclusivamente, através do e-mail nic.op@ecoportosantos.com.br enviando a tela de CE Mercante.

Averbar um processo de importação?

Faça seu login em nossa home page, no campo Área do Cliente e acesse Importação – Averbação.

Se precisar, consulte nesse mesmo campo o manual para realização desse procedimento, que tem por objetivo resolver as suas dúvidas.

Solicitar posicionamento de contêiner e carga solta na importação?

Para solicitar posicionamento de contêiner, faça seu login em nossa home page, no campo Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr – Solicitação.

Os pedidos de posicionamento serão aceitos de segundas a sextas-feiras, até 19h do dia útil anterior à execução do serviço, e aos sábados, até 11h. Após esses horários, a programação somente será válida para o dia útil subsequente.

Para carga solta não é necessário solicitar posicionamento.

Cancelar um posicionamento na importação?

No caso de contêineres, faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr - Cancelamento.

O cancelamento da solicitação de posicionamento só é permitido se efetuado com 24 horas úteis de antecedência ao pedido do serviço, e se ocorrer de segundas a sextas-feiras, das 8h às 19 h.

Saber o valor e pagar o meu processo de importação?

Após cumprir o procedimento de averbação entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br ou pelo telefone (13) 3213-0010.

As instruções de pagamento e os dados bancários constam no extrato que será enviado com os valores a serem pagos pelo serviço prestado.

Solicitar foto de contêiner de importação?

Acesse a nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br.

A viabilidade desse procedimento será analisada pela área Operacional e caso seja possível realizar o serviço informaremos os custos desta operação.

Agendar vistoria da seguradora para importação?

Faça seu login em nossa home page na Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr - Solicitação.

Os pedidos de posicionamento serão aceitos de segundas a sextas-feiras, até 19h do dia útil anterior à execução do serviço, e aos sábados até 11h. Após esses horários, a programação somente será válida para o dia útil subsequente.

Ter informações da minha carga?

Faça seu login em nossa home page na Área do Cliente e navegue através dos menus disponíveis.

Solicitar repesagem de processos de importação?

Comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo e-mail atendimento.op@ecoportosantos.com.br.

Ela solicitará o serviço à área Operacional e também informará ao solicitante os custos envolvidos nessa operação.

Saber se o contêiner foi desovado?

Faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – BL/Contêiner. Sua pesquisa pode ser feita tanto por contêiner quanto por BL.

Saber se o contêiner já entrou?

Faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – BL/Contêiner. Sua pesquisa pode ser feita tanto por contêiner quanto por BL.

Consultar a lista de atracação?

Acesse em nossa home page o campo Lista de Atracação ou Área do Cliente seguido de Consultas – Consultas Públicas – Lista de atracação.

Ter a presença de carga de exportação?

Os despachantes aduaneiros devem acessar a Área do Cliente> Exportação > Presença de Carga > Cadastrar Documentação.

Escolher o Recinto onde o seu contêiner ou sua carga estão depositados: Contêiner = Ecoporto Santos P1 / Carga Solta = Redex P4

Os despachantes aduaneiros também podem solicitar a presença de carga diretamente no Siscomex agilizando, assim, o processo de desembaraço aduaneiro.

Solicitar transferência de quadra/navio na exportação?

Acesse a Área do Cliente> Exportação > Posicionamento > Incluir CNPJ ou CPF do responsável ao qual deverá ser enviada a cobrança > Cadastrar posicionamentos > Selecionar a reserva/ contêineres/ motivo do posicionamento (transferência de quadra), novo navio/viagem, CPF para faturamento e inserir para concluir a solicitação.

OBS: Efetuar a transferência de quadra somente após a abertura de Gate do navio a qual a carga deverá ser embarcada. Tal informação está disponível em nossa home page no campo Lista de Atracação ou Área do Cliente seguido de Consultas – Consultas Públicas – Lista de atracação.

Em caso de dúvidas, por favor contate o setor de exportação pelo e-mail exportacao.op@ecoportosantos.com.br

Entregar carga protesto?

Esse documento deve ser entregue em nosso Protocolo Geral, à Rua Augusto Severo, n. 13, 4º andar, Santos (SP).

Agendar contêiner para importação e exportação?

Importação: faça seu login na na Área do Cliente e acesse Importação – Gate por Demanda – Agendamento.

Exportação: faça seu login na Área do Cliente e acesse Exportação – Gate por Demanda – Agendamento.

Nesses campos, em nosso site, encontra-se o manual para realização desses procedimentos, cujo objetivo é solucionar qualquer tipo de dúvidas.

As DTAs devem ser agendadas até as 10h do dia em que será realizado o carregamento.

Solicitar fumigação em processos de importação?

Caso haja condenação da carga após a inspeção realizada pelo MAPA, o serviço de fumigação deverá ser agendado diretamente em nosso terminal, na unidade de apoio a esse órgão.

Agendar inspeção do MAPA na importação?

Faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr - Solicitação.

Os pedidos de posicionamento serão aceitos de segundas a sextas-feiras, até 19h do dia útil anterior à execução do serviço, e aos sábados, até 11h. Após esses horários, a programação somente será válida para o dia útil subsequente.

Saber se minha carga de importação está em perdimento?

A Ficha de Mercadoria Abandonada (FMA) será emitida pelo recinto alfandegado, de acordo com o disposto no Capítulo II do Decreto n.º 4543, de 26 de dezembro de 2002.

Art. 574. Considera-se abandonada a mercadoria que permanecer em recinto alfandegado sem que o seu despacho de importação seja iniciado no decurso dos seguintes prazos (Decreto-lei nº 1.455, de 1976, art. 23, incisos II e III):
I - noventa dias:
a) da sua descarga; e
b) do recebimento do aviso de chegada da remessa postal internacional sujeita ao regime de importação comum;
II - quarenta e cinco dias:
a) após esgotar-se o prazo de sua permanência em regime de entreposto aduaneiro ou em recinto alfandegado de zona secundária (Decreto-lei nº 1.455, de 1976, art. 23, inciso II, alínea "d"); e
b) da sua chegada ao País, trazida do exterior como bagagem, acompanhada ou desacompanhada, sujeita ao regime de importação comum (Decreto-lei nº 1.455, de 1976, art. 23, inciso III); e

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